terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Cortejo da Espera dos Reis e Auto dos Reis Magos pela Dez de Agosto

Considerando a importância da manutenção da tradição dos Reis na preservação da memória coletiva da cidade, a Sociedade Filarmónica Dez de Agosto vai organizar em 2017 mais uma edição desta manifestação de cariz popular, que engloba o Cortejo da Espera dos Reis e o Auto dos Reis Magos. O evento, a realizar na noite de 5ª feira, 5 de Janeiro, dividir-se-á em três momentos: 
Animação na Praça 8 de Maio = A partir das 20h30, junto à lapinha, o Grupo Praia-Mar do GIS animará o público presente, cantando as Janeiras e interpretando temas do seu reportório evocativo do mar e das suas gentes; 
Cortejo da Espera dos Reis = O cortejo inicia-se pelas 20h30 junto à Ponte Galante, fará o trajeto habitual até à Praça 8 de Maio e integrará vários figurantes, provenientes de várias coletividades e associações. 
O cortejo deverá envolver aproximadamente 90 pessoas e contará com as seguintes participações: Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, que abrirá o desfile; Figuras centrais dos três Reis Magos, montados a cavalo (gentilmente cedidos por Horácio Correia); Figurantes (vestindo trajes de época conduzindo animais (um burro, póneis, borregos e ovelhas) e envergando archotes e escadas dos seguintes grupos: Secção Dramática da Sociedade Filarmónia Dez de Agosto, Rancho Folclórico “Cavadores do Saltadouro”, Grupo n.º 207 dos Escoteiros de Portugal (GIS), Agrupamento 1319 dos Escoteiros Marítimos de São Pedro e Gaiteiros Quiaenses que encerrarão o cortejo. 
Uma vez junto à lapinha, os 3 Reis Magos descerão dos seus cavalos e encenarão a entrega dos presentes ao Menino Jesus, distribuindo guloseimas pelas crianças presentes. 
Auto dos Reis Magos = A representação do auto, de natureza profundamente religiosa e características vicentinas, estará a cargo da Secção Dramática da Sociedade Filarmónica Dez de Agosto. O espectáculo, que terá uma duração aproximada de 60 minutos, divide-se em quatro actos e decorrerá na sede da colectividade, sendo novamente levado à cena a 7 de janeiro pelas 21h30, no mesmo local. A Espera dos Reis 2016 é uma organização da Sociedade Filarmónica Dez de Agosto e conta com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz e da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião. 
E é um evento que marca a vida da cidade, pelo que a sua realização dignifica a história e traz ao presente uma marca indelével de tradição.

Sem comentários:

Enviar um comentário