quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Cinema no CAE, com os filmes ‘Experimenter’ e ‘Uma pastelaria em Tóquio’

Esta 6ª feira dia 26 de agosto às 21h30 passa no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz o filme "Experimenter: Stanley Milgram, O Psicólogo que Abalou a América", de Michael Almereyda.
Em 1961, o psicólogo Stanley Milgram realizou uma série de experiências sobre a obediência, na Universidade de Yale. A investigação, que decorreu ao mesmo tempo que o julgamento de Adolf Eichmann (o criminoso de guerra nazi que alegou obediência como defesa durante o seu julgamento em Israel) pretendia explicar a relação das pessoas com a autoridade. A violência da experiência, que permanece relevante até hoje, agitou a cultura popular e a comunidade científica e gerou admiração por Milgram, mas também acusações de sadismo e manipulação. 
Realização: Michael Almereyda; Intérpretes: Peter Sarsgaard, Winona Ryder, Taryn Manning; Drama, EUA, 2015, 90 min, m 12 anos. Bilhetes a 4 euros. 
………………….......………………………………......……. 
E na 2ª feira dia 29 de agosto, também pelas 21h30, e no âmbito da Abertura do Figueira Film Art 2016 – Festival de Cinema da Figueira da Foz, é apresentado o filme "Uma Pastelaria em Tóquio", de Naomi Kawase. 
Sentaro gere uma pequena pastelaria de dorayakis – uma especialidade japonesa que consiste em duas panquecas recheadas com doce de feijão (“an”, no original). Quando Tokue, uma senhora com cerca de 70 anos, se oferece para trabalhar na pastelaria de Sentaro, ele aceita com relutância. No entanto, Tokue rapidamente prova que a sua receita de “an” é mágica. Graças à sua receita secreta, o negócio de Sentaro floresce rapidamente. Com o tempo, Sentaro e Tokue abrem os seus corações e desenvolvem uma relação de amizade que vai revelando também algumas feridas do passado. 
Filme de Abertura do Figueira Film Art 2016; Realização: Naomi Kawase; Intérpretes: Masatoshi Nagase, Kirin Kiki, Miyoko Asada; Drama, Japão 2015; 113 min, m 12 anos; Bilhetes a 4 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário