terça-feira, 16 de junho de 2015

Maiorca: Balanço Festas em Honra de Santo António 2015

Decorreram no passado fim de semana as Festas em honra de Santo António na Vila de Maiorca cujo  organização esteve a cargo da Paróquia de Maiorca.
Com um programa que teve inicio na noite de 6ª feira com a prestação das crianças do Jardim de Infância de Maiorca que dançaram musicas tradicionais, seguindo-se a atuação dos grupos de dança do Seixo : MD Kits MD Teen, Mind Dance sob a orientação de Milene Silva, e por fim o arraial com um trio constituído por Ana Paula, Freitas & Tó Kapela.
No sábado estava previsto o Concerto pela Banda da Associação Musical União Filarmónica Maiorquense e a prestação da Escola de Dança da Casa do Povo de Maiorca, bem como do arraial, mas que não se realizaram devido ás condições meteorológicas adversas.
Domingo dia 14 realizou-se uma missa cantada pela banda da Filarmónica Maiorquense e grupo pelo Coral da Paróquia de Maiorca que foi seguida de procissão acompanhada pela Filarmónica Maiorquense, com os andores de S António, S João, S Pedro e Nossa Senhora de Lurdes, com cortejo de oferendas incorporado, que contou com a colaboração de várias pessoas trajadas a rigor com fatos de romaria oriundas da Casa do Povo de Maiorca, Filarmónica Maiorquense, Ateneu Alhadense  e da Casa do Lavrador dos Casais.
As cerimónias religiosas foram presididas pelo Padre Joaquim David e contaram com a presença do presidente da Assembleia  Municipal da Figueira da Foz Engº José Duarte, do presidente da Assembleia de Freguesia de Maiorca Paulo Couceiro e do presidente da Junta de Freguesia de Maiorca Filipe Dias, bem como dos voluntários do Núcleo de Maiorca da Cruz Vermelha Portuguesa que fizeram Guarda de Honra ao andor do Santo António.
Finda a procissão teve lugar o cortejo de oferendas da Igreja Matriz para o Parque Infantil onde esse realizou  um leilão de oferendas constituído por bolos, produtos agrícolas, pão e broa caseira, fruta, vinho e chouriça caseira, entre outros produtos, que foi seguido de um de um concerto pela Filarmónica Maiorquense sob a batuta do Maestro Bruno Cavaleiro, que teve a prestação de vários cantores amadores locais como Francisca Freitas, José Oliveira e Ana Paula Freitas. Atuaram de seguida o Rancho Folclórico das Alhadas e o Rancho Infantil de Maiorca que encantara os presentes com as tradicionais danças de roda do Baixo Mondego. A finalizar, o arraial  com o Trio "Ana Paula, Freitas & Tó Kapela”.
Durante os festejos, e na quermesse, a venda de manjericos e doces tradicionais somaram-se ao apurado nas festas, pecúlio destinado a continuar as obras da Casa Paroquial e de alguns melhoramentos a realizar Igreja Matriz. (Clicar nas fotos para melhor as visualizar)

Sem comentários:

Enviar um comentário