segunda-feira, 16 de maio de 2011

Artur Mendes, saxofonista figueirense, selecionado para a ‘World Association’ em Taiwan

Artur Mendes foi selecionado (em concurso mundial) para a International Youth Wind Orchestra, uma das orquestras de Jovens mais importantes do mundo, que terá lugar na 15ª Conferência da "World Association for Symphonic Bands and Ensembles" (WASBE) de 3 a 9 de Julho de 2011 em Taiwan.
No dia 26 de maio, pelas 21h30, dará um Recital de Saxofone e Piano no Grande Auditório do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, com apresentação de obras dos séculos XIX, XX e XXI, e cujos lucros apoiarão a referida participação.
Artur Mendes nasceu na Figueira da Foz, tem 25 anos, e estudou saxofone no Conservatório de Música David Sousa com José Firme, na Escola Profissional de Música de Espinho com Francisco Ferreira, na Escola Superior de Música de Lisboa com José Massarrão e frequentou vários ‘Masterclasses’ com grandes mestres mundiais.
Integrou a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Ginásio Ópera, Banda Sinfónica Portuguesa, etc, onde foi dirigido por maestros de renome.
Foi premiado em alguns Concursos Nacionais sendo de destacar o Prémio Jovens Músicos (2009) e o II Concurso de Música “Terras de La Salette (2006). Foi seleccionado, após concurso mundial, para a International Youth Wind Orchestra que se apresentará em Julho de 2011 na 15ª Conferência da World Association for Symphonic Bands and Ensembles, em Taiwan. Foi professor de saxofone no Conservatório de Música Canto Firme de Tomar e orientou Masterclasses em Portugal e Republica Checa.
Actualmente é membro da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, do Quarteto de Saxofones LxSax, professor no Conservatório de Música Jaime Chavinha em Minde e Mestrando na Escola Superior de Música de Lisboa.
Irá contracenar com Iryna Brahznik, de Kiev, Ucrânia, que, apesar dos seus 21 anos, conta também com vasta experiência internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário